quinta-feira, 16 de maio de 2013

Coordenador de Cultura do Município de Major Sales participou da Oficina de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais, realizada pelo Ministério da Cultura.

| |


O Coordenador de Cultura Francisco Alcivan V. Alves participou nos últimos dias 08, 09 e 10 de maio em Natal da Oficina de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais realizada pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. 

No encontro participaram Gestores responsáveis pela execução dos Planos de Trabalho do estado e dos municípios que celebraram Acordos de Cooperação Federativa, além de servidores, conselheiros de cultura e representantes de Pontos de Cultura.

Ministrada por servidores da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Representação Regional do Nordeste, com participação de representantes da Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto e consultoria da UNESCO, a oficina apresentou conceitos, princípios e componentes do Sistema Nacional de Cultura. A capacitação foi realizada com palestras e debates e a utilização de exercícios práticos sobre planejamento de atividades para a construção de sistemas de cultura.

A atividade reuniu 37 participantes dos municípios Potiguares, Acari, Areia Branca, Encanto, Extremoz, Florânia, Goianinha, Ielmo Marinho, Itaú, Janduís, Major Sales, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Ouro Branco, Parazinho, Parnamirim, Pendências, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, Santo Antonio, São Gonçalo do Amarante, São Jose do Campestre, São Jose do Mipibu, Serrinha, Timbau do Sul, além de representantes do Instituto Cidades Equatoriais, Federação das Quadrilhas Juninas, Associação Companhia Terramar, representantes da Rede Estadual dos Pontos de Cultura.

Na oficina também foi apresentada a portaria de nº 33 de 16 de abril de 2013 que convoca para a 3ª Conferência Nacional de Cultura que será realizada no período de 26 a 29 de novembro de 2013 com o Tema “UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA A CULTURA: DESAFIOS DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA”.

As etapas da 3ª Conferência Nacional de Cultura serão:
I – Etapa Municipal ou Intermunicipal, até o dia 14 de julho de 2013;
II – Etapa Regional ou Territorial, até o dia 1º de setembro de 2013;
III – Etapa Estadual e Distrital, até o dia 15 de setembro de 2013.

Veja imagens: