sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Em Major Sales alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participarão da ANA e Prova Brasil.

| |

Alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Antonio José da Rocha e Tonheira Germano, participarão da  Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA e Prova Brasil. As avaliações serão aplicadas dia 12 de novembro nas referidas escolas.

Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, se insere no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, e será aplicada aos alunos do 3º ano do ensino fundamental em dois blocos. No primeiro a metade da turma responde 17 questões objetivas de Língua Portuguesa e a outra metade 17 questões de matemática simultaneamente (duração 1h45min). No segundo bloco todos os alunos respondem 03 questões de Leitura e Escrita (duração 30mim), totalizando 2h10min de aplicação.
A Prova Brasil, é um exame para estudantes do 5º e do 9º anos (antigas 4ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental, que serve para avaliar o rendimento das escolas públicas, testa o conhecimento dos alunos em língua portuguesa e matemática, esta avaliação contém questões de múltipla escolha com quatro ou cinco alternativas. A prova de português tem foco em leitura e a de matemática aborda a solução de problemas. Além do caderno de prova, há um questionário socioeconômico e cultural em que os estudantes respondem a perguntas sobre fatores que podem influenciar seu desempenho nas provas. Docentes e diretores das turmas e escolas avaliadas respondem a um questionário que busca reunir dados demográficos, seus perfis profissionais e de condições de trabalho. 


 O MEC, é o responsável pelo desenvolvimento e pela aplicação das provas. Esta última fase é feita com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação.