terça-feira, 30 de julho de 2013

Gestão Municipal apóia e incentiva a realização de feira de ciências.

| |


Alunos e professores da Escola Municipal Antônio José da Rocha realizaram nos dias 25 e 26 de julho a 1ª Feira de Ciências, a iniciativa contou com o apoio e incentivo da Prefeitura Municipal de Major Sales.


Inspirados no tema: “Reconstruindo o passado da terra”, os alunos fizeram exposições em stands e desenvolveram diversas atividades com orientações dos professores.


O Prefeito Dr. Thales Fernandes participou da abertura do evento e visitou os stands, na oportunidade parabenizou a escola pela iniciativa e destacou investimentos na área da educação.

O evento que contou com a participação da comunidade teve culminância com exposições de trabalhos realizados pelos alunos no concurso “Jovem cientista”. Os vencedores receberam tabletes doados pela Prefeitura Municipal.




A Secretária Municipal de Educação, Magna Brito, durante sua fala no encerramento do evento agradeceu toda equipe de profissionais da escola e enalteceu a grande dedicação dos alunos, para ela, a feira foi de grande valia, pois eventos desse tipo contribuem de forma significativa no aprendizado do alunado.

Veja imagens:








Mais imagens, clique nos links: 
:: Abertura e Visita aos Stands

Leia Mais [+]

Secretária de Saúde e Estratégia Saúde da Família reúnem-se para realizar a Auto-Avaliação (AMAQ) do PMAQ 2013.

| |

No dia 24 de julho, os profissionais de saúde da ESF e a secretária de Saúde Ângela Wilma, promoveram oficina para realização da Auto-Avaliação do Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica -PMAQ, o objetivo da atividade é promover uma auto-avaliação da equipe, da gestão e da infra-estrutura de acordo com os parâmetros padronizados pelo Ministério da Saúde. Após a atividade também foi realizada a reunião do mês para discutir assuntos relevantes e agendamento do cronograma de ações para o mês de Agosto.






Leia Mais [+]

Prefeitura Municipal de Major Sales emite nota de pesar pelo falecimento do Dr. Francisco Ferreira Sobrinho.

| |

A Prefeitura Municipal de Major Sales, em nome do Prefeito Dr. Thales André Fernandes, lamenta o falecimento do Dr. Francisco Ferreira Sobrinho, fato ocorrido no último domingo às 12h00min no Hospital São Lucas, em Natal/RN.

Conhecido por Dr. Leleco ou Dr Ferreirinha, 53 anos, foi vitima de um grave acidente por volta das 16h00min  na RN 117, dia 29 de junho/2013, precisamente no Sítio Jatobá, zona rural de Alexandria-RN. Dirigia em um carro modelo Corola com destino a Pilões, quando colidiu de frente com uma vaca e foi socorrido por populares ao Hospital Gueomar Fernandes em Alexandria, transferido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros e posteriormente para Mossoró.

Ex-prefeito de Pilões-RN, médico, professor (anatomia I e II) do curso de medicina da UNP e UFRN e perito oficial do ITEP, Dr. Ferreirinha é natural de Alexandria, governou o município de Pilões por duas gestões. Foi presidente da AMORN (Associação dos Municípios do Oeste do RN) por muito tempo e atualmente era Secretário executivo da referida Associação.
Leia Mais [+]

quarta-feira, 24 de julho de 2013

1ª Feira de Ciências da Escola Municipal Antônio José da Rocha terá início amanhã, 25.

| |

Nos dias 25 e 26 de julho, Quinta e Sexta, acontecerá a 1ª Feira de Ciências da Escola Municipal Antônio José da Rocha  em Major Sales/RN, com o tema: "Reconstruindo o passado da terra." O evento tem o patrocínio e incentivo da Prefeitura Municipal.

Acompanhe a programação:

Quinta Feira – 25/07:
 17h00min – Abertura oficial.
:: Execução dos Hinos Nacional e Municipal
:: Fala das Autoridades
:: Apresentações

18h:00min - Abertura dos stands para a visitação.

Sexta Feira –26/07:
07h:00min - Abertura de stands para visita das turmas de ensino fundamental menor.
18h00min - Apresentações
:: Formação da mesa julgadora
:: Apresentação dos trabalhos para o concurso “O Jovem Cientista”
:: Exposição dos trabalhos realizados na feira
:: Premiação do concurso “O Jovem Cientista”
:: Visita aos stands.
:: Encerramento
Leia Mais [+]

terça-feira, 23 de julho de 2013

V Conferência Municipal de Assistência Social de Major Sales discutiu e elaborou propostas para a gestão e o financiamento na efetivação do SUAS.

| |


Aconteceu na segunda-feira, 22 de julho, no Centro Cultural,  a V Conferência Municipal de Assistência Social de Major Sales, o evento teve início às 07h30min com o credenciamento dos participantes seguido de uma apresentação cultural com o grupo de cavaquinhos do PETI. A abertura oficial aconteceu por volta das 9h00min com as palavras da  Secretária Municipal de Assistência Social, Luciene Fontes que na oportunidade representou o Prefeito Dr. Thales Fernandes e da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Salene Mafaldo. 

A Conferência teve como tema: “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS” dividido em seis eixos temáticos apresentados pela Assistente Social Tânia Regina e debatidos em grupos para a elaboração de propostas que irão compor  o relatório Final da V Conferência, a ser enviado para Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS.

As propostas foram construídas pelos participantes de diversos segmentos entre eles servidores públicos, trabalhadores do SUAS, conselheiros, acadêmicos, observadores, associações, entidades e beneficiários dos programas sociais.

A conferência foi um espaço democrático de discussões no qual a população participou e expôs seus anseios.  Foi um importante momento para discutir as principais ações do controle social da política de Assistência Social no município. A Conferência debateu acerca da garantia dos direitos mínimos sociais.










Veja mais imagens, clique aqui!

Leia Mais [+]

Representantes de Major Sales participaram da 13ª Reunião do Polo Turístico Serrano.

| |

A Secretária de Cultura do Município de Major Sales, Fátima Morais, acompanhada do Chefe de Gabinete, Kellyson Mafaldo, participaram na tarde desta segunda-feira, 22, da 13ª Reunião Extraordinária do Polo Turístico Serrano. O evento aconteceu no auditório do Hotel Serrano de Martins, e contou com a participação de vários membros e conselheiros que integram o Polo. 

O encontro teve como pauta principal a realização da nova eleição da mesa diretora, tendo em vista, que de acordo com as determinações da entidade, cada município tem o período de dois anos à frente da Secretaria executiva. 

 O município de Martins se despediu do seu mandato e entregou a Pau dos Ferros a Secretaria Executiva da entidade. A prefeita de Martins, Olga Fernandes, também esteve presente no evento, e em seu discurso enfatizou que através da união de todos os municípios da região, vários pleitos estão sendo atendidos pelo Governo do Estado e as ações, em breve, sairão do papel.
Leia Mais [+]

Mudança no PETI estende serviços a Jovens e Idosos.

| |

O Ministério do Desenvolvimento Social, através da resolução 08, de 18 de abril, modificou a nomenclatura de alguns programas do Serviço de Proteção Especial. O Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) é um deles. A mudança também reflete a reformulação do programa, que passa a dar assistência aos jovens e idosos.
Com a nova nomenclatura, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCSV), o PETI, Projovem Adolescente e Grupo de Idosos serão unificados. O projeto passa a atuar dentro dos quatro eixos: informação e mobilização; identificação e proteção de criança e adolescente em situação de trabalho infantil; defesa, responsabilização e monitoramento.
Leia Mais [+]

Municípiou de Major Sales participa da reunião do Consórcio Público Regional do Oeste para decidir os rumos do Plano Estadual de Resíduos Sólidos da região oeste.

| |

Na quarta-feira (17) reuniu-se os municípios que compõem o Consórcio Público Regional do Oeste, representando o Prefeito Dr. Thales André Fernandes participaram a Secretária de Saúde, Ângela Wilma e a Coordenadora de Meio Ambiente, Verônica Matos, a pauta da reunião tinha como objetivo a composição da nova Diretoria, sendo escolhido como Presidente o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato. 

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos prevê a instalação de consórcios públicos para gerir o sistema de aterro sanitário coletivo por região, que vão promover o descarte correto de resíduos sólidos. 

O Consórcio do Alto Oeste é formado por 44 municípios das regiões do Oeste e Alto Oeste. São eles: Pau dos Ferros, São Miguel, Doutor Severiano, Coronel João Pessoa, Venha Ver, Luís Gomes, Major Sales, Paraná, José da Penha, Riacho de Santana, Severiano Melo, Itaú, Francisco Dantas, Água Nova, Encanto, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Tenente Ananias, Alexandria, Pilões, Serrinha dos Pintos, João Dias, Francisco Dantas, São Francisco do Oeste, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, Portalegre, Antônio Martins, Almino Afonso, Lucrécia, Martins, Riacho da Cruz, Viçosa, Umarizal, Olha Dágua dos Borges, Rafael Godeiro, Patu, Janduís, Messias Targino, Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas, Campo Grande e Governador Dix-sept Rosado.
Leia Mais [+]

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Secretaria Municipal de Assistência Social realizou reunião com os trabalhadores do SCFV.

| |


Na tarde desta quarta feira, 17, a Secretária Municipal de Assistência Social, juntamente a equipe técnica do CRAS realizaram uma reunião com os trabalhadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Informando sobre o Reordenamento e o Redesenho do PETI, que objetiva unificar, qualificar e equalizar a oferta do SCFV para crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas.

O município está se adequando a nova forma dos serviços e a formação dos grupos de acordo com a realidade local. É permitido aos municípios e Distrito Federal atender os usuários que vivem em situação de vulnerabilidade social e em situações identificadas como prioritárias estimulando o atendimento deste público, de forma a integrá-lo às ações da Proteção Social Básica no trabalho com as famílias do PAIF.

Rosália Maria, Gestora do Programa Bolsa Família falou da importância e seriedade do serviço e dos critérios de seleção.

Foi falado também da V Conferência Municipal de Assistência Social que será realizada no dia 22/07, com o Tema: “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS” onde todos são convidados a participar.
Leia Mais [+]

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Município de Major Sales será contemplado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário com um caminhão-caçamba.

| |

O Ministério do Desenvolvimento Agrário divulgou a relação dos municípios do Rio Grande do Norte que receberão, em evento previsto para agosto, 114 equipamentos e veículos doados pelo Governo Federal. 

São pás carregadeiras (36), caminhões-pipa (18) e caminhões-caçambas (60) que serão entregue aos municípios que decretaram estado de emergência em razão da seca e cujos decretos foram reconhecidos pelos governos estadual e federal.

De acordo com listagens elaboradas pela Delegacia Federal do MDA no Rio Grande do Norte, o município de Major Sales será beneficiado com um Caminhão Caçamba, esse é o terceiro veículo da frota de cinco que Major Sales receberá do Governo Federal. 

Vale salientar que o município já recebeu uma retroescavadeira e uma motoniveladora. Além do caminhão caçamba, estão por vir uma pá carregadeira e um caminhão pipa.


Leia Mais [+]

Prefeitura realiza recuperação e limpeza de ruas não pavimentadas.

| |

Ao longo de toda esta semana, a motoniveladora da Prefeitura Municipal de Major Sales, recém adquira, trabalha na recuperação e limpeza das ruas não pavimentadas. Ação contemplará todas as áreas que houver a necessidade.

 Nesse mês de junho o Prefeito Dr. Thales já inaugurou a pavimentação da comunidade de Fazenda Nova e de diversas ruas de Major Sales e ainda firmou o compromisso de dar continuidade buscando recursos para a melhoria da urbanização e pavimentação de toda zona urbana.





Leia Mais [+]

V Conferência Municipal de Assistência Social de Major Sales acontecerá segunda-feira (22).

| |

A prefeitura de Major Sales através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizará na próxima segunda-feira (22), a V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, com o Tema: “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”, e está dividida em seis eixos temáticos:

  • EIXO 1: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social.
  • EIXO 2: Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação.
  • EIXO 3: Gestão do Trabalho.
  • EIXO 4: Gestão dos Serviços, Programas e Projetos.
  • EIXO 5: Gestão dos Benefícios no SUAS.
  • EIXO 6: Regionalização.


A Conferência deste ano tem o objetivo de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

O evento acontecerá no Centro Cultural e terá inicío às 07H30min.
Leia Mais [+]

terça-feira, 16 de julho de 2013

Município de Major Sales realizou a III Conferência Municipal de Cultura.

| |

Promovida pela Prefeitura Municipal de Major Sales através da Secretaria Municipal de Cultura, aconteceu nesta última segunda-feira (15), no Centro Cultural a III Conferência Municipal de Cultura, com o tema: “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

Durante todo o dia, exposições em plenária, trabalhos em grupos, discussões e debates, foram as principais atividades realizadas pelos participantes com a finalidade de levantar e aprovar propostas que serão posteriormente discutidas na Conferência Estadual, com perspectiva que cheguem a Nacional, objetivando que estas possam se transformar em políticas públicas para o fortalecimento da cultura em todo o território brasileiro. Na ocasião foram escolhidos delegados que representarão o município de Major Sales na etapa Estadual.

 
O Prefeito Dr. Thales Fernandes participou da abertura da Conferência, na oportunidade destacou que em apenas seis meses de gestão muito já foi feito pela cultura local, mas ainda não é o suficiente, continuará incessantemente lutando por essa causa, buscando valorizar e expandir cada vez mais as facções culturais do município. 

Além do Prefeito, o evento contou com a presença do Vice-Prefeito Valdecir Nazário, Vereadores, Secretários Municipais, Mestres de Cultura Popular, Produtores Culturais e membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas. 



A Conferencista Maria Carlos acompanhada dos expositores de eixos temáticos, Alcivan Alves, Ana Raquel, Romário de Lima e Danilo Vidal falou com clareza sobre o tema para os participantes, facilitando as discussões e elaboração de propostas. 



Foi um momento oportuno onde a Sociedade Civil e o Poder Público, puderam discutir e sugerir melhorias para a cultura a nível local, estadual e nacional.

Veja mais imagens, clique aqui! 
Leia Mais [+]

Baile do Sinal proporcionou alegria e entretenimento aos adolescentes do Projovem.

| |

O Baile do Sinal foi realizado no dia último sábado (13), no clube de idosos de Major Sales e proporcionou alegria e entretenimento para os adolescentes do Projovem. O evento contou com a presença dos coletivos da cidade do Paraná/RN e José da Penha/RN em que vieram interagir com o coletivo “jovens críticos”da cidade de Major Sales. 

O projeto teve como objetivo provar para os adolescentes que eles podem se divertir, namorar, dançar e interagir com outros jovens sem necessariamente fazer uso de bebidas alcoólicas ou drogas. 

 Os próprios jovens e adolescentes participaram diretamente da organização, ornamentação do espaço e execução do projeto, ganhando assim autoconfiança em desenvolver suas habilidades garantindo o sucesso do evento com a orientação ativa da coordenadora e orientadora do programa, Magnelda Maia e do oficineiro Vanilson Silva.

Veja imagens, clique aqui!
Leia Mais [+]

Município de Major Sales é contemplado com recurso para a construção do Posto de Saúde em Fazenda Nova.

| |


No XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, foi divulgada a lista dos projetos aprovados para construção de novas Unidades Básicas de Saúde, e o município de Major Sales foi contemplado com o recurso no valor de R$ 408.000,00 ( Quatrocentos e oito mil reais) para construção do Posto de Saúde do povoado de Fazenda Nova. A obra será a realização do sonho de todos daquela comunidade. 

A participação da Secretária de Saúde, Ângela Wilma no Congresso em Brasília, veio fortalecer a luta por uma saúde mais digna. É a gestão Cidade de Todos mostrando trabalho e melhoria de vida para os Majorsalenses. 

 Essa é apenas o começo de muitas outras conquistas.
Leia Mais [+]

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Major Sales realizará a III Conferência Municipal de Cultura.

| |


A Secretaria de Cultura e Turismo de Major Sales realizará na próxima segunda-feira, 15 de julho, a III Conferência Municipal de Cultura, que tem o intuito de ouvir críticas e sugestões e garantir a todos os cidadãos o pleno exercício dos seus direitos culturais.

A Conferência é uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e o governo, juntos, avaliem as políticas culturais do Estado e do Município e façam propostas para seu aperfeiçoamento. Para tanto, a política cultural deve inserir-se na POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DE INCLUSÃO SOCIAL implantada pelo governo federal.

O evento será realizado no Centro Cultural de Major Sales e vai mobilizar artistas da cultura popular, intelectuais, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes de diversos setores do Poder Público e da Sociedade Civil.

Segundo orientações do Ministério da Cultura o tema escolhido para esta edição foi “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura” que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre Cultura e desenvolvimento econômico. Na Conferência também serão eleitos delegados para a Conferência Estadual de Cultura, que será realizada pelo Governo do Estado em setembro.
Leia Mais [+]

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Major Sales representa o Estado do RN no XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, promovido pelo CONASEMS.

| |

A Secretária Municipal de Saúde de Major Sales, Ângela Wilma, estar participando do XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, promovido pelo CONASEMS, no período de 7 a 10 de julho, em Brasília. Além da participação no evento, a secretária também estar participando da Mostra Aqui Tem SUS, onde apresentará o Trabalho: 2ª Semana do Bebê de Major Sales: Bebê cuidado, bebê saudável é um bebê feliz, sendo um dos 10 trabalhos do Estado do RN a ser apresentado no Congresso. 

O Congresso do CONASEMS já se consolidou como um dos maiores e mais importantes da área da saúde pública no Brasil, reunindo milhares de gestores municipais e estaduais, trabalhadores, pesquisadores, usuários dos serviços e demais atores que constroem a saúde pública brasileira. Além de promover a troca de experiências, o CONASEMS procura, dentro e fora de seus congressos, discutir as políticas adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o fortalecimento dos municípios.

Dentre as ações do congresso a secretária se inscreveu para participar:
- Seminário: A escassez de profissionais médicos no SUS
- Curso: Plano de cargos, carreiras e salários e Educação Permanente para a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no município.

É Major Sales buscando sempre novos conhecimentos para que sejam aplicados na prática e melhorar cada dia mais a qualidade da assistência à saúde de nossos munícipes.


Leia Mais [+]

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Conselho Municipal de Assistência Social realizou reunião Ordinária.

| |



Aconteceu na manhã da última terça, 02 de julho de 2013, mais uma reunião Ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, realizada na Secretaria Municipal de Assistência Social localizada a Rua Nilza Fernandes, 640 – centro de Major Sales/RN, entre as pautas discutidas na reunião ficou firmado entre os conselheiros a data de realização da V Conferência Municipal de Assistência Social para o dia 22 de julho do corrente ano.

Pautas discutidas na reunião: 

  • Eleição da nova Diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS;
  • Formação da Comissão para a realização da V Conferência Municipal de Assistência Social;
  • Reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
  • Recadastramento do CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e PBF;
  • Habitação
  • Ação e Cidadania entre outros.


Nova Diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social
PERÍODO: 02/07/2013 A 02/07/2015


SOCIEDADE GOVERNAMENTAL:

1- SECRETARIA MUL. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
LUCIENE MARIA FONTES – Titular
FRANCISCA ILDEGLASE DA SILVA – Suplente

2 - SECRETARIA MUL. DE SAÚDE
JOSÉ NICACIO DE SOUZA – Titular
MARIA AURÉLIA DA COSTA OLIVEIRA – Suplente

3 - SECRETARIA MUL. DE EDUCAÇÃO
MAGNA MARGARIDA DE BRITO – Titular
ANA LUCIA DE FATIMA ROCHA – Suplente

4 - SECRETARIA MUL. DE ADMINSTRAÇÃO
RAIMUNDO RODRIGO M. DE OLIVEIRA - Titular
MICHEL GERMANO F. PINTO – Suplente

SOCIEDADE CIVIL:

5 - SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS
JOAQUIM MAFALDO FILHO – Titular
ANA ZITA DA SILVA LIMA – Suplente

6 - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA LAURA MARIA DA CONCEIÇÃO
ROSÁLIA MARIA DA SILVA – Titular
FRANCISCO EDUILSON DA SILVA – Suplente

7 - ASSOCIAÇÃO JOAQUI MAFALDO DE OLIVEIRA
MARIA SALENE MAFALDO – Titular
TEREZINHA DA SALETE MAFALDO – Suplente

8 - CLUBE DE MÃES ANTONIA LUZIA DE MORAIS
MARIA DE FATIMA DE M. SOUSA – Titular
DAMIANA MARIA DA SILVA - Suplente
Leia Mais [+]

Junta de Serviço Militar de Major Sales realizou entrega de CDI.

| |

A Junta de Serviço Militar de Major Sales realizou na manhã da última terça-feira (02), a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos jovens que se alistaram no Serviço Militar.

O Prefeito Dr. Thales Fernandes, prestigiou o evento e falou aos jovens sobre a importância do serviço militar e dos compromissos pátrios.














Leia Mais [+]