sexta-feira, 21 de março de 2014

Campanha de Vacinação contra HPV para meninas, tem início no município de Major Sales‏.

| |

A Secretaria de Saúde através da Equipe de Estratégia de Saúde da Família iniciou a campanha de vacinação contra HPV nas escolas. A faixa etária compreende meninas com idade entre 11 à 13 anos. 


De acordo com o Ministério da Saúde, a adolescente deve tomar a primeira dose (de um total de três) na escola. Caso a adolescente não possa tomar a vacina na escola, por qualquer motivo, ela pode procurar a UBS mais próxima de sua casa e levar, além de um documento de identidade, a caderneta de vacinação. 

O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto. Por isso, a incorporação da vacina no calendário nacional tem o objetivo de prevenir o câncer de colo do útero. Com a introdução da vacina no SUS, espera-se a redução da incidência e da mortalidade por esta doença. Como o objetivo desta estratégia de vacinação é reduzir casos e mortes ocasionados pelo câncer de colo do útero, a vacinação será restrita ao sexo feminino. Estudos comprovam que os meninos passam a ser protegidos indiretamente com a vacinação no grupo feminino (imunidade coletiva), havendo drástica redução na transmissão de verrugas genitais entre homens após a implantação da vacina contra o HPV como estratégia de saúde pública.

A vacina é muito segura. Pode ocorrer eventos adversos leves como dor no local da aplicação, inchaço e coloração avermelhada. Em casos raros, pode ocasionar dor de cabeça, febre maior que 38º C e desmaios.Para tanto orientamos todas as equipes que a vacina seja administrada com as meninas sentadas e que permaneçam assim por 15 minutos.