terça-feira, 25 de março de 2014

Fórum sobre a 'Rede Cegonha' contou com a representação do Município de Major Sales.

| |

No último dia (20/03) aconteceu no auditório da VI Ursap, sediada em Pau dos Ferros-RN, o Fórum sobre a 'Rede Cegonha'. Representando o município de MajorSales participaram as Diretoras das Unidades de Saúde Maria Eliane Isidio (Diretora da Unidade Básica de Saúde) e Maria Luciene Silva (Diretora do Hospital Mãe Tetê).

O evento teve como objetivo apresentar os andamentos da Rede Cegonha da região, já que é uma estratégia que visa fortalecer um modelo de atendimento iniciado com o planejamento familiar, passando pelo parto, até os dois primeiros anos de vida da criança. O objetivo é reduzir a mortalidade materna, ampliando os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos temas discutidos no encontro foi o número crescente de partos cesarianos em relação aos partos normais. Para cumprir algumas metas da Rede Cegonha na 6ª Região, a Secretaria de Saúde do RN pretende reformar a estrutura física do Hospital Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, implantar o Banco de Leite na unidade hospitalar e, ainda, distribuir na região 28 leitos obstétricos de risco, nove de alto risco, três leitos de UTI adulto, oito de UTI neonatal, oito UCI neonatal e quatro leitos da mulher canguru.